domingo, 6 de julho de 2014

YELLOW SUBMARINE : A MÚSICA E O FILME

A música Yellow Submarine, foi escrita por Paul McCartney especialmente para que Ringo Starr cantasse. “Comecei a bolar toda a história sobre um marinheiro e seu submarino colorido, que depois passei para um submarino amarelo.”, conta McCartney.

Para os efeitos especiais ao fundo da gravação, sinos de navio, correntes, apitos, buzinas, latas e máquinas que imitavam sons de vento e tempestades e até mesmo uma banheira invadiram o estúdio 2 do Abbey Road. A música foi gravada em 1966 e pode ser vista no álbum Revolver.

O álbum Yellow Submarine foi lançado em 17 de janeiro de 1969 como trilha sonora do filme homônimo.



Apesar de o folheto cinematográfico ser considerado um tremendo sucesso nas bilheterias, Yellow Submarine é de longe o álbum mais fraco dos Beatles. Mas não em qualidade e sim em produção.

O disco traz 12 músicas, sendo que apenas seis músicas foram escritas pelo quarteto e, destas, somente quatro eram inéditas.







Já o filme é recheado de cores psicodélicas e traz os Beatles como os salvadores do amor e da música, o filme coloca o quarteto em um submarino amarelo para lutar contra os vilões azuis.





Yellow Submarine conta a história de Pepperland: um paraíso quase terrestre que fica a 80 mil léguas no fundo do mar – uma terra quase sem inverno, onde a brisa leva a toda parte o som da música e das risadas e onde ninguém sente-se só, pois a Banda do Sargento Pepper está sempre tocando a sua música. Até que um dia o Líder dos vilões azuis, que detestava todo tipo de música, decide varrer Pepperland do mapa, deixando-o sem cor e sem som. Mas, navegando num submarino amarelo e depois de várias aventuras, como navegar pelo mar do Tempo, pelo mar dos Monstros, e o mar dos Buracos, os Beatles chegam para trazer a paz e a música de volta a Pepperland.








A animação foi restaurado digitalmente para o lançamento em DVD e Blu-Ray em 2012. Um CD com a trilha sonora também foi lançado.


O processo de restauração ficou por responsabilidade de Paul Rutan Jr. e seu time de especialistas na Triage Motion Picture Services and Eque Inc, que levaram o clássico filme para a resolução digital de 4K. O processo foi feito manualmente frame a frame, sem o uso de softwares, para preservar a arte gráfica original.




O DVD e Blu-Ray acompanha um minidocumentário "making of" chamado “Mod Odyssey”, além do trailer original do filme, comentários do produtor John Coates e do diretor de arte Heinz Edelmann, entrevistas com outros envolvidos na produção do filme, sequências do storyboard, 29 desenhos a lápis e 30 fotos dos bastidores. Também acompanha a embalagem um livreto de 16 páginas, com um ensaio de John Lasseter, diretor de criação dos estúdios de animação da Disney e Pixar.


John Lasseter, diretor de criação, Walt Disney e Pixar Animation Studios escreve "Como um fã de animação e como cineasta, eu tiro meu chapéu para os artistas de Yellow Submarine, cujo trabalho revolucionário ajudou a pavimentar o caminho para o mundo fantástico diversificado de animação que todos nós desfrutamos hoje. "






Para saber mais : 
http://beatlescollege.wordpress.com/2013/02/28/a-historia-do-filme-yellow-submarine-2/



Nenhum comentário:

Postar um comentário